Sistema Quality

Escolas Inovadoras

Escolas Inovadoras: O que São e Quais seus Objetivos

O que são escolas inovadoras?

As escolas inovadoras não se apegam apenas a capacidade de memorização ou raciocínio lógico do aluno.

Mas estão focadas a descobrir, ensinar e induzir os alunos a atingirem outras capacidades também, sendo elas: sociais, comportamentais e emocionais.

Mais do que apenas passar um conteúdo, as escolas inovadoras estão preocupadas com a qualidade de aprendizagem de cada indivíduo e com o desenvolvimento de capacidades cognitivas.

As aulas convencionais:

Onde o professor fica de pé falando ininterruptamente e o aluno copia tudo para o caderno sem processar aquele conhecimento na teoria ou na prática de forma efetiva, estão fadadas a falhar.

As Escolas inovadoras:

Elas entram em ação com conteúdos sendo passados de forma não convencional, estimulando as capacidades individuais de cada um e fazendo com que o tempo de aula seja mais produtivo e tenha maior retorno.

Além disso, as avaliações convencionais medem o conhecimento do aluno em um período de poucas horas, o que é um equívoco.

Dessa forma, ele precisa ser avaliado quanto as suas reais condições de aprendizado e desenvolvimento durante o período letivo.

Assim, as escolas inovadoras se preocupam em fornecer as diversas áreas do conhecimento de forma integrada e contextualizada, possibilitando que o próprio aluno tome suas ações, fazendo com que os professores estejam ali como uma ferramenta facilitadora do aprendizado.

Objetivos

Os processos de aprendizagem das escolas inovadoras fazem com que o aluno não seja comparado aos seus colegas de turma, mas sim com ele mesmo.

Dessa forma, o aluno estará motivado a atingir seus próprios parâmetros, batendo seus próprios recordes e tornando o aprendizado dinâmico, mais individual e também contextualizado.

O objetivo é induzir os alunos a aprender a resolver problemas cotidianos e os ajudam a não desenvolver traumas quando passam por situações problemáticas (pois já possuem uma base sólida para lidar com os obstáculos).

Isso gera adultos mais capazes de conviver socialmente de forma saudável, prepara-os para o mercado de trabalho e os ajudam nos relacionamentos interpessoais.

As escolas inovadoras também utilizam das tecnologias a seu favor, como:

  • Aulas de robótica
  • Informática
  • Software de gestão escolar (que possibilita maior engajamento e interação do aluno com a escola tanto na sala de aula, quanto em casa)

Conheça o nosso Sistema de Gestão Escolar: Quality e caminhe cada vez mais para ser uma escola inovadora.

Leia também: Como Diminuir os Impactos da Pandemia na Sua Escola ou Curso.