Como utilizar o módulo de Assinaturas no E-commerce?

Primeiramente atentar-se para a resolução da questão “O que é necessário para utilizar o módulo do E-commerce?

Criar/Editar Planos de Pagamentos para utilizarem as configurações necessárias para as Assinaturas.

Quais os Planos de Pagamentos são aptos para Assinaturas?

Todos os Planos de Pagamentos, com a Data Final no futuro e Conta Bancária vinculada, já são aptos para as Assinaturas.

Basta apenas copiar o Link de Assinatura disponibilizado na lista dos Planos de Pagamentos e colar no navegador.

A Data de Fim da Turma também deve estar no futuro

Como configurar os Planos de Pagamentos para as Assinaturas?

  • Selecionar o Plano de Pagamento desejado na lista ou clicar no botão Novo Plano de Pagamento;
  • Adicionar as informações de Data Inicial e Data Final;
    • Apenas Planos de Pagamentos com Data Final no futuro estarão disponíveis para as Assinaturas.
  • Vincular a Conta Bancária configurada para a plataforma IUGU;
  • Escolher o Tipo Assinatura do Plano de Pagamento;
    • Se necessário escolher a quantidade do Número de Recorrências da Assinatura.

Quais são os Tipos de Assinaturas existentes?

  • RECORRENTE: Assinaturas com cobranças recorrentes a cada 30 dias.
  • UNICA: Assinatura com apenas 1 cobrança no ato do cadastro.

Exemplo, criar dois Planos de Pagamento para uma Turma:
> Um Plano de Pagamento com o Tipo de Assinatura UNICA no valor de R$ 100,00, utilizado para uma taxa de matrícula;
> Outro com o Tipo de Assinatura RECORRENTE no valor de R$ 299,90 utilizado para cobrança das mensalidades.

O que é Número de Recorrências?

Representa a quantidade de cobranças recorrentes que serão efetuadas até o término da Assinatura.

Esse parâmetro é configurável apenas para Tipo de Assinatura RECORRENTE.

Caso não selecione o Tipo de Assinatura no Plano de Pagamento, como a Assinatura desse Plano de Pagamento vai se comportar?

O Tipo de Assinatura padrão, caso não seja escolhido, será o RECORRENTE.

O Link de Assinatura efetua o cadastro do Aluno no Sistema Quality? Alunos já cadastrados também conseguem utilizar o Link?

O Link de Assinatura funciona para o cadastro de novos Alunos, bastando apenas o usuário preencher os dados do Aluno e as informações de pagamento da Assinatura, se for o caso.

Entretanto também é possível utilizar esse link para Alunos já cadastrados no Sistema Quality criarem Assinaturas. Desta forma o usuário precisa efetuar o login na seção “Já está cadastrado?” e prosseguir com o cadastro.

Os Alunos são associados à Turma do Plano de Pagamento?

O Aluno sempre é vinculado à Turma do Plano de Pagamento após o cadastro no Link de Assinatura.
O
que varia apenas é o status do Aluno na Turma, conforme descrito abaixo, que depende da identificação do pagamento da Assinatura.

  • Pré-Matrícula: Assinaturas de Boleto até a identificação do pagamento.
  • Matriculado: Assinaturas de Cartão de Crédito (pagamento efetuado no ato do cadastro) e Assinaturas de Boleto apenas após a identificação do pagamento.

Quantas Assinaturas um Aluno pode possuir?

Um Aluno pode possuir diversas Assinaturas, porém apenas uma Assinatura por Plano de Pagamento.

Como as Assinaturas são criadas e cobradas?

As Assinaturas são criadas através do Link de Assinatura e as cobranças ocorrem no ato da matrícula, pelo meio de Cartão de Crédito com cobrança imediata no cartão informado, ou através de Boleto Bancário emitido com data de vencimento para 2 dias após o cadastro.

É possível utilizar o Link de Assinatura apenas para cadastrar o Aluno, sem efetuar uma cobrança?

Sim, é possível. Basta configurar o Plano de Pagamento, conforme descrito na questão “Como configurar os Planos de Pagamentos para as Assinaturas?, e colocar valor R$ 0,00.

O Aluno possui alguma área para visualizar os detalhes da sua Assinatura e/ou suas cobranças?

Após o cadastro o Aluno é redirecionado para a sua área de Perfil do E-commerce, onde ele pode visualizar o status dos seus Pedidos e Assinaturas, alterar a sua senha (Detalhes da Conta) e acessar a área de Produtos (Vendas online).

Para acessar essa área em algum outro momento basta acessar esse link e efetuar o login.

O Aluno recebe alguma notificação do seu cadastro?

Além do Aluno visualizar os detalhes da Assinatura após o cadastro ele também recebe um e-mail informando que a Assinatura foi efetuada.

Como funcionam as cobranças das Assinaturas RECORRENTES? E das UNICAS?

As Assinaturas RECORRENTES são programadas para efetuarem cobranças mensalmente, após a identificação do primeiro pagamento, até atingirem o número de recorrências cadastrado.
O pagamento da Assinatura é identificado no ato da matrícula (Cartão de Crédito), ou após o pagamento do Boleto.

Exemplo, uma Assinatura RECORRENTE criada em 10/09 será cobrada dia 10/10, 10/11 e assim consequentemente até finalizar o número de recorrências.
> Caso seja de Cartão de Crédito as cobranças ocorrem exatamente na data de cobrança, ou seja, todo dia 10.
> Para Boleto, os vencimentos se mantém todo o dia 10, entretanto os Boletos são gerados e encaminhados com 2 dias de antecedência para os Alunos.

As Assinaturas UNICAS efetuam apenas uma cobrança no ato da matrícula.

O Aluno consegue emitir um novo Boleto para a sua Assinatura?

Caso o Aluno não encontre o Boleto emitido no ato da matrícula, ou precise de um novo Boleto com uma data de pagamento vigente, ele pode acessar o Link da Assinatura do Plano de Pagamento, selecionar a opção “Boleto” e finalizar clicando em “Comprar”.

➡ Um novo Boleto será gerado, caso o Boleto atual já esteja vencido, e será encaminhado para o e-mail do Aluno.

O Aluno pode trocar a forma de pagamento de uma Assinatura?

O Aluno pode alterar a forma de pagamento da Assinatura acessando o Link de Assinatura de uma Plano de Pagamento que já está cadastrado, efetuar o login na seção “Já está cadastrado?” e prosseguir escolhendo a forma de pagamento desejada.

O que acontece caso ocorra falha no pagamento do Cartão de Crédito?

As Assinaturas de Cartão de Crédito são criadas somente após o primeiro pagamento, que é efetuado no ato da compra. (Caso ocorra falha na transação do cartão no momento da matrícula, por qualquer motivo, a Assinatura não é criada)
Para as próximas cobranças das Assinaturas RECORRENTES, caso ocorra alguma falha na primeira tentativa de cobrança são efetuadas mais 2 novas tentativas, no intervalo de 24 horas entre cada uma.
Caso ocorra FALHA em todas 3 as tentativas a Assinatura é INATIVADA, seu status é alterado para INADIMPLENTE e não ocorrerá mais nenhuma tentativa de cobrança.

O Aluno recebe uma notificação por e-mail a cada tentativa de cobrança com FALHA e após a INATIVAÇÃO da Assinatura, se houver.

➡ * A data de cobrança mensal da Assinatura pode sofrer alteração dependendo da data de cobrança efetuada com sucesso.
Exemplo, uma Assinatura RECORRENTE criada em 10/09 estava com a cobrança prevista para o dia 10/10. Entretanto ocorreram falhas nas cobranças do dia 10/10 e 11/10 e apenas dia 12/10 a cobrança foi efetuada com sucesso. Desta forma as próximas cobranças recorrentes dessa Assinatura são reprogramadas para ocorrerem todo dia 12 até finalizar o número de recorrências.

O que ocorre caso o Aluno não efetue o pagamento do Boleto?

O status da Assinatura é alterado para INADIMPLENTE e não ocorre mais nenhuma tentativa de cobrança

Onde visualizo as Assinaturas existentes?

Através do submenu “Assinaturas“, abaixo do menu “Financeiro” é possível visualizar todas as Assinaturas criadas na sua Empresa.
Além dos filtros “Status da Assinatura” e “Tipo de Assinatura” é possível averiguar alguns detalhes da Assinatura da lista apresentada, como: Nome do Aluno, Turma e Status na Turma, Status e Forma de Pagamento da Assinatura, entre outros.

Quais são, e o que significam, os Status disponíveis para as Assinaturas?

As Assinaturas possuem diversos Status que são alternados durante a sua linha do tempo, são elas:

  • INICIADA: Status inicial de todas as Assinaturas. Indica que as Assinaturas foram recém criadas e ainda estão no aguardo das confirmações dos pagamentos. (Não ocorrem tentativas de cobranças em Assinaturas com esse status)
  • ATIVA: Refere-se às Assinaturas RECORRENTES que estão aptas para efetuarem as cobranças mensalmente. (Ocorrem tentativas de cobranças nas datas previstas)
  • INADIMPLENTE: Significa que a Assinatura ficou inadimplente por falta de pagamento. (Não ocorrem tentativas de cobranças em Assinaturas com esse status)
  • CANCELADA: Sinaliza que a Assinatura foi cancelada. O cancelamento pode ser efetuado pela Empresa ou pelo próprio Aluno. (Não ocorrem tentativas de cobranças em Assinaturas com esse status)
  • FINALIZADA: Status das Assinaturas RECORRENTES que já finalizaram todas as cobranças. Como as Assinaturas UNICAS efetuam apenas uma cobrança elas mudam diretamente para esse status após a identificação do pagamento. (Não ocorrem tentativas de cobranças em Assinaturas com esse status)
  • FALHA: Representa as Assinaturas que não efetuaram a cobrança devido à algum problema no cadastro do Aluno. (Não ocorrem tentativas de cobranças em Assinaturas com esse status)